Você Não Consegue Emagrecer?

Cinco Exercícios Por você Emagrecer Treinando 30 Minutos Por Dia Treino Sob Quantidade


Você sabia que aquele famoso “tempero de saladas” - o prazeroso e velho vinagre - apresenta muitos benefícios à saúde, sendo aliado inclusive pela manutenção da sensacional maneira? Não por sorte, a chamada “dieta do vinagre” tem chamado a atenção daquelas pessoas que estão pesquisando “perder uns quilinhos”. Entretanto, o que é exatamente esta dieta? É segura e competente? No fim de contas, quais benefícios o vinagre podes oferecer à saúde e, mais particularmente, pela perda de calorias? Pra se ter uma passageiro ideia dos benefícios que o vinagre pode dar, Tamara destaca que ele tem poucas calorias, socorro a estabilizar o açúcar no sangue e elimina o apetite. Diversos estudos têm filiado o uso do vinagre ao controle do peso.


O vinagre atua reduzindo o pico de insulina e o nível de glicose depois de refeições ricas em carboidratos. Vale revelar que, além do ganho de peso, a resistência insulínica e o acréscimo da glicemia (açúcar no sangue) estão ligados a diversas doenças, como diabetes tipo dois, dificuldades cardiovasculares. E, neste sentido, o vinagre atua de forma parelho a drogas antiglicêmicas, como metformina e acarbose, reduzindo o grau de açúcar sanguíneo em até 25%”, diz a nutróloga. Em um estudo, publicado na revista Diabetes Care, para estipular a ação antiglicêmica do vinagre, conforme destaca Tamara, surgiu um “efeito colateral muito bem-vindo”: “os membros perderam peso no tempo de 4 semanas. Eles não tiveram picos de insulina, que acabam por encorajar o apetite rapidamente após uma refeição que contenha carboidratos.


Os participantes tomaram dois colheres de sopa de vinagre de maçã diluídas em água antes do almoço e do jantar. Esse grupo perdeu uma média de dois quilos em um mês. O grupo controle, que não tomou o vinagre, não teve o peso alterado”, destaca. Vale notabilizar que o pico de insulina é o enorme oponente do emagrecimento. Neste sentido, ao evitar os picos de insulina, o vinagre ajuda a conservar a pessoa saciada por mais tempo, sem aquela “vontade louca” de comer, essencialmente os alimentos ricos em carboidratos.



Outro estudo muito interessante foi feito no Japão e publicado no European Journal of Clinical Nutrition. Os pesquisadores constataram que a adição de vinagre ao arroz (um alimento composto fundamentalmente de carboidratos e com grande índice glicêmico) propiciou a redução deste índice entre 20 a trinta e cinco%”, destaca Tamara. Isso significa que o vinagre usado como tempero no preparo de pratos assistência a suprimir a quantidade de carboidratos que o corpo absorve. Quanto maior o índice glicêmico, mais glicose no sangue e mais pico de insulina. O índice glicêmico (IG) mede a quantidade de glicose e carboidrato contidos em um alimento e que é efetivamente absorvido pelo organismo”, explica a nutróloga.


Tamara explica que o ácido acético (presente em todos os tipos de vinagre) é o que coopera para a redução de peso. Ele inibe a ação de muitas enzimas que digerem carboidratos, sendo, basicamente, um bloqueador natural da absorção de amidos e açúcar. Desse modo, com essas enzimas bloqueadas, os carboidratos passam direto por meio do trato digestivo, comportando-se como fibras insolúveis (que não podem ser digeridas nem ao menos absorvidas)”, diz.



Também, destaca a nutróloga, o ácido acético socorro a converter a glicose em glicogênio, que é armazenado pelos músculos e fígado como fonte de energia para as atividades diárias. Isto socorro, inclusive, pela prática de exercícios e pela recuperação após a atividade física. Tamara destaca ainda um estudo japonês, publicado na revista Bioscience, Biotechnology, and Biochemistry, que foi feito com 175 homens e mulheres obesos que consumiram 2 colheres de sopa de vinagre diluídas em água durante doze semanas, antes das refeições principais. Ao final, notou-se redução de calorias visceral, de peso corporal e do grau de triglicerídeos.


Como apadrinhar a dieta do vinagre? Não é porque apresenta proveitos à saúde e auxílio no emagrecimento que o vinagre deve ser consumido em exagero! A “dieta do vinagre” consiste, resumidamente, em acrescentar de 2 a quatro colheres de vinagre na alimentação diária. No entanto, é claro: o vinagre deve fazer divisão de uma dieta equilibrada, pois sozinho “não fará milagres” (como nenhum outro alimento)! Tamara destaca que a maioria dos estudos foi feita com o consumo de dois a 4 colheres (de sopa) de vinagre por dia, sempre diluídas em água. O vinagre tomado de modo diluída não irrita um estômago saudável. No entanto, vale afirmar, a sensibilidade individual necessita ser respeitada e, se houver cada desconforto, o consumo do vinagre tem que ser interrompido”, diz.


A indicação da nutróloga é: começar tomando um colher de chá do vinagre diluída em ½ copo de água; e ampliar aos poucos até regressar a um colher de sopa em ½ a 1 copo de água. Pra defender o aparelho gastrointestinal e evitar uma possível irritação ou impressão de queimação (refluxo), é essencial que o vinagre seja diluído em água, e consumido antes das refeições. Água com gás também vale, e ajuda a deixar o sabor mais agradável.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *